terça-feira, 20 de julho de 2021

Módulo “Semear” garante protagonismo de adolescentes em plano de reflorestamento de Pombos



Com o intuito de se aprofundar nas questões ambientais locais, o módulo “Semear”, do curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental, assegura aos adolescentes o papel de protagonistas na construção de um Plano de reflorestamento e arborização de Pombos/PE, através do Projeto Cidade Sustentável, promovido pela Geração Futuro. A partir do módulo, os/as estudantes estão identificando, coletivamente, áreas para o plantio de mudas nas áreas urbana e rural do município.


O educador social da Geração Futuro, José Emerson, considera o módulo ‘Semear’ como de transição para o início da plantação das mudas. “Temos o objetivo de identificar coletivamente as áreas para o plantio, seja na zona urbana ou rural, junto aos adolescentes. Para além da questão pedagógica com os/as adolescentes, estamos também construindo em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, para auxiliar na identificação dessas áreas de plantio”, disse.


Ainda segundo Emerson, os adolescentes buscam áreas propensas ao plantio de mudas nas comunidades onde residem, como explica: “Quem reside na zona rural busca áreas de plantio nas propriedades de familiares e vizinhos e identificam onde podem plantar, assumindo o protagonismo como futuros Agentes de Desenvolvimento Ambiental. Nós, como educadores sociais, vamos mediando toda essa identificação com eles. O objetivo do módulo, de fato, consiste na identificação de áreas para o plantio de mudas”, explicou.


Participante do Projeto Cidade Sustentável, Luis Otávio, 11 anos, que mora na comunidade da Vila São José/Dois Leões, na zona rural de Pombos/PE, está vivenciando o módulo “Semear” e destacou que as mudanças climáticas lhe despertou curiosidade. “O que mais me chamou atenção foi aprender sobre o clima, pois eu não sabia o que gerava todos esses problemas de queimadas e inundações”, disse. “Me sinto muito importante por fazer parte disso e trazer coisas melhores para nossa vida e lá no futuro ter um mundo melhor”, destacou. 


Para capacitar os/as estudantes para o processo de identificação de áreas para o plantio de mudas, o módulo “Semear” se aprofunda em trazer questões ambientais mais próximas da realidade local. “Os adolescentes precisam reconhecer o lugar onde moram e reconhecer tanto fisicamente como historicamente. Nós abordamos a história do nome das comunidades, que é para eles reconhecerem historicamente o lugar onde moram, mas também trabalhamos questões sobre climas, relevos, plantas nativas, que é para eles identificarem o que podem e o que não podem plantar na comunidade, sabendo o local apropriado e clima adaptado para plantar, por exemplo, um cacto ou uma árvore frutífera.” explicou Emerson. “Estamos trabalhando toda essa identificação histórica, ambiental e física, do lugar para debater o clima, relevo e os problemas de mudanças climáticas próximos da realidade local, como queimadas, inundações e a falta de saneamento básico”, acrescentou.


O educador social também destacou a participação e as atividades desenvolvidas pelos estudantes durante o módulo. “Temos desenvolvido atividades sobre as mudanças climáticas e os problemas relacionados, que afetam diretamente a vida deles. Inclusive, um adolescente que mora nas margens do Rio Ipojuca trouxe em um dos encontros, que toda vez que o rio inunda a casa dele é afetada, então já é algo que ele identificou”, destacou. “Seguimos com a mesma metodologia dos módulos anteriores, sempre abordando de forma lúdica e dando muito espaço para eles falarem, que é algo que vem dando muito certo, pois cada vez mais eles interagem nos encontros e isso é muito importante para assumirem o papel de protagonistas. Muito do que é conversado nos encontros são eles que estão relacionando os temas com as comunidades onde residem. Eles já estão tomando o protagonismo”, finalizou Emerson.


Para o Luis Otávio, a formação também traz uma troca de saberes com os educadores sociais. “Eu acho muito importante as aulas porque nós aprendemos e eles (educadores sociais) também recebem um pouco de ensinamento de nós. Estou amando o projeto. É importante para nossa vida saber um pouco sobre o clima, nossa comunidade e também cultura”, disse.


O jovem acredita que a plantação de mudas vai trazer mais vida para sua comunidade e conta que já definiu onde vai plantar: “Eu identifiquei um lugar em frente a casa da minha tia porque tem um espaço que vai dar para fazer o plantio, ela topou e eu vou plantar lá”, contou Luis.


Sobre a Formação


O curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental é gratuito, tem carga horária de 160 horas e é voltado aos estudantes da rede municipal de ensino público de Pombos entre 12 e 18 anos não completos e vem acontecendo de forma remota. Nesta primeira turma, os adolescentes já vivenciaram o módulo “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?”, "Cidade Sustentável", e, além do módulo "Semear", participarão do módulo do "Plantar”.


Sobre o Projeto


O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de adolescentes da rede pública de ensino de Pombos/PE para se tornarem Agentes Ambientais, atuando no processo de reflorestamento e arborização da cidade, com a plantação de mudas, e ações de transição para uma cidade sustentável, envolvendo professores, gestores escolares e comunidade. É realizado pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos e a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação e Meio Ambiente.

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