quarta-feira, 7 de julho de 2021

Formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental chega ao módulo "Semear"



A formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental, promovida pela Geração Futuro através do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente, avança e chega ao terceiro módulo: “Semear”. Na última semana, os/as adolescentes finalizaram o ciclo “Cidade Sustentável”, que se aprofundou no processo de aprendizagem sobre práticas adotadas para preservação do meio ambiente.


Sobre o módulo concluído, a coordenadora pedagógica do Projeto, Adriana Freitas, destacou a participação dos adolescentes, que puderam, a partir de suas próprias realidades, entender diversos conceitos ligados ao meio ambiente. “Continuamos com a mesma metodologia dos módulos anteriores, abordando os conteúdos de forma lúdica com músicas, dança, desenhos e teatro”, disse. “Os adolescentes se mostraram em sintonia com nossos educadores e a participação deles foi muito boa, sempre interagindo nos encontros remotos e enviando as atividades propostas no módulo”, avaliou.


Ainda de acordo com a coordenadora pedagógica, o módulo “Semear” vai estimular ainda mais os adolescentes a serem protagonistas na transição do município de Pombos para uma cidade sustentável, seguindo a metodologia que propõe discussões importantes com elementos lúdicos e próximos da realidade dos estudantes. “O módulo Semear vem, de fato, iniciar as ações de transição do município de Pombos para uma cidade sustentável, onde os adolescentes vão se aprofundar ainda mais na aplicação desses conceitos com a construção de um planejamento de transição para a sustentabilidade local”, destacou Adriana.


Ao final do módulo “Semear”, os/as estudantes iniciarão, de forma participativa, ações de reflorestamento e arborização do município de Pombos/PE com o plantio de mudas em áreas públicas e nas comunidades rurais.


Sobre a Formação

O curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental é gratuito, tem carga horária de 160 horas e é voltado aos estudantes da rede municipal de ensino público de Pombos entre 12 e 18 anos não completos e vem acontecendo de forma remota. Nesta primeira turma, os adolescentes já vivenciaram o módulo “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?”, "Cidade Sustentável", e, além do módulo "Semear", ainda participam do módulo do "Plantar”.


Sobre o Projeto

O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de adolescentes da rede pública de ensino de Pombos/PE para se tornarem Agentes Ambientais, atuando no processo de reflorestamento e arborização da cidade, com a plantação de mudas, e ações de transição para uma cidade sustentável, envolvendo professores, gestores escolares e comunidade. É realizado pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos e a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação e Meio Ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário