segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Crianças e adolescentes de Pombos se tornam Agente de Desenvolvimento Ambiental



"Eu aprendi muito sobre plantar, preservar e reciclar para ajudar o meio ambiente. Vou levar isso comigo e também passar os ensinamentos para outras pessoas". A declaração é de Keirriso Gabriel, de 9 anos, que mora na comunidade da Usina Nossa Senhora do Carmo, zona rural de Pombos/PE, e foi um dos formandos em Agente de Desenvolvimento Ambiental, através do Projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente, promovido pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceira com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Pombos e Prefeitura. A cerimônia da conclusão do curso da primeira turma aconteceu na manhã da última sexta (10), na Quadra Poliesportiva de Pombos.


Na cerimônia, assim como Keirriso Gabriel, cerca de cem adolescentes receberam o certificado de conclusão da formação em Agente de Desenvolvimento Ambiental, que teve duração de quatro meses em uma carga horária de 160 horas, divididos entre os módulos “Quem sou eu? Quem somos nós?”, “Cidade Sustentável”, “Semear”e “Plantar”. A partir das experiências propostas pela formação em um modelo de ensino híbrido, os/as estudantes participaram de diversas atividades educativas, que incluíram encontros remotos, dinâmicas, vídeos, atividades lúdicas e trabalhos de campo, onde os/as adolescentes percorreram áreas da zona urbana e rural do município para o plantio de mudas de espécies nativas, assumindo o protagonismo no Plano de Arborização e Reflorestamento de Pombos/PE.


O evento da conclusão da formação contou com apresentações culturais protagonizadas pelos próprios estudantes do Projeto, que estiveram presentes junto aos pais e responsáveis. Além disso, a cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente e vice-presidente do COMDCA, Jairo Rubens, do secretário de Assistência Social, Manasseis Braz, da supervisora das escolas municipais rurais, Madalena Silva, e de outros representantes de entidades e comunidades locais.



"Durante os encontros, nós, educadores, fomos aprendendo também com eles (estudantes), que sempre traziam um pouco da realidade vivenciada nas comunidades e isso possibilitou que o conteúdo fosse sempre repassado dentro de um contexto local. Trouxemos uma metodologia que consistiu em apresentar o conteúdo de forma lúdica, uma ferramenta importante no processo de aprendizagem e que ajudou muito a chamar atenção desses adolescentes para reforçar a importância do tema fazendo com que eles tivessem uma chance maior de absorver o conteúdo", destacou a coordenadora pedagógica do Projeto Cidade Sustentável, Adriana Freitas.


Segundo a coordenadora geral da Geração Futuro, Maria Suély, formar jovens cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento sustentável local é de grande importância não só para o município, mas para o mundo. "Um de nossos objetivos é o de sensibilizar estas crianças e estes adolescentes sobre a relação com o meio ambiente, ensinando educação ambiental para que eles possam preservar a natureza como parte da vida deles. Acreditamos que eles são capazes de se tornarem protagonistas dessa transformação no mundo e, ao fomentar a discussão ambiental local, temos a certeza que isso será levado para o cotidiano deles", disse. "Essa é a primeira turma e eles seguirão fazendo parte do Projeto, agora não como estudantes, mas sim como Agentes de Desenvolvimento Ambiental e participarão de encontros quinzenais facilitados pelos educadores sociais da Geração Futuro e grupo de voluntariados", ressaltou Suély.


Agora, o Projeto Cidade Sustentável encaminha para o início dos encontros com a segunda turma do curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental que - assim como a primeira - será formada por cem crianças e adolescentes da rede pública de ensino do município de Pombos. “Vamos iniciar os encontros com mais uma turma de estudantes e as expectativas são as melhores possíveis. Essa formação vai garantir novos mensageiros da preservação do meio ambiente, que levarão os ensinamentos do curso também para dentro de casa conscientizando os pais, familiares e  amigos”, projetou a coordenadora geral da organização.


Sobre o Projeto


O projeto Cidade Sustentável: Educação para o Meio Ambiente promove o protagonismo de crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Pombos/PE para se tornarem Agentes de Desenvolvimento Ambientais. O projeto prevê a formação de duzentas crianças e adolescentes para serem multiplicadores da educação ambiental, espalhando árvores no campo e na cidade, cuidando do meio ambiente, protegendo e promovendo o protagonismo dos envolvidos, com comunidades, professores, gestores públicos e órgãos de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente.


É realizado pela Geração Futuro, com apoio da Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente — COMDCA Pombos e a Prefeitura Municipal de Pombos, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente; Assistência Social; Educação; e Obras e Serviços Públicos.


Sobre a Formação


O curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental é oferecido gratuitamente a estudantes de 9 e a 17 anos, da rede pública de ensino da cidade de Pombos, com carga horária de 160h, distribuídas nos módulos “Quem Sou Eu? Quem Nós Somos?”, "Cidade Sustentável", "Semear" e "Plantar”.


CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário