Sobre

A Geração Futuro foi constituída por um grupo de jovens protagonistas, inquietos com a realidade vivenciada por eles/elas quanto a percepção da falta de oportunidades esportivas, culturais, sociais, econômicas e educacionais. Naquele momento vários jovens já executavam e lideravam atividades nos territórios para reverter a realidade de estagnação, estas ações iniciais aconteceram de forma espontânea, sem a devida organização, precisava então de concertação de forma orquestrada, para que os impactos acontecessem com mais efetividade.

O que motivava os jovens sempre foi a vontade de fazer a diferença, provocar mudanças, oportunizar formação, contribuir com o projeto de vida das pessoas, fortalecer os espaços de participação, proporcionar oportunidade e desenvolver o sentimento de pertencimento ao território.

Para que as atividades acontecem de forma mais sistemática, agregando parceiros, envolvendo outros seguimentos da sociedade, conseguindo efetivar os resultados, potencializando as competências individuais e coletivas. Os jovens envolvidos passaram a discutir a necessidade fundar um empreendimento social que estivessem sendo liderados por jovens que incialmente tiveram oportunidade de ingressar na faculdade e no mercado de trabalho.

Depois de alguns meses de encontros, estudos e planejamentos, se formalizou, no dia 7 de outubro de 2005 a constituição da Geração Futuro. Na época buscou ressaltar nos seus objetivos um olhar diferenciado, empreendedor e sensível, permitindo eleger como foco da atuação o trabalho na promoção dos direitos da crianças e adolescentes. Desta forma, as atividades iniciais concentram no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, as principais as ações foram executadas no município de Pombos, local de origem dos jovens fundadores, os resultados não demoram a surgir. A organização passou a ser chamada pelos parceiros para construção de alianças estratégicas que somassem com trabalhos já desenvolvidos por outras organizações em Pernambuco.

Com o apoio da Fundação Kellogg a Geração Futuro teve condições para ampliar seu trabalho em vários municípios da sua região, promovendo formação de Agente de Desenvolvimento da Arte Cultura. Para consolidar e afirmar a capacidade de organização e intervenção seus sócios e educadores desenvolveram e sistematizaram uma metodologia denominada: “Quem sou eu? Quem somos nós?”. A metodologia permitiu estruturar os processos formativos com foco nas competências nos quais as pessoas atendidas deveriam desenvolverem, estimulado as pessoas fazerem um profundo olhar sobre si mesmo e depois sobre o sentido de viver e conviver em comunidade.

Para sistematização da metodologia a Geração Futuro contou com o apoio e expertises do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, com sede em Glória do Goitá/PE, e Centro de Referência Integral de Adolescentes – CRIA, com sede em Salvador-BA.

A metodologia “Quem sou eu? Quem somos nós?” presume a condição do sujeito como protagonista da ação transformadora, a partir da busca pessoal de sua identidade, sua relação com a família, escola e sociedade, identificando e buscando soluções para os problemas sociais, num ambiente participativo, dinâmico e lúdico, inspirado na educação popular e na arte-educação transformadora.

Mais adiante, buscou a Geração Futuro já com o currículo institucional fortalecido e com o surgimento de novas oportunidades e parcerias de atuação, ampliar seu escopo e portfólio de trabalho, mantendo sempre como premissa do seu trabalho a formação de crianças, adolescentes e jovens para que se tornassem protagonistas de suas histórias com perfil empreendedor, promovendo ações na perspectiva de gerir o presente, preparando-se para o futuro, dando bases para que houvesse a garantia de direitos, fomentando uma cultura de transformação social por meio da arte e cultura.

Com a ampliação das dimensões de atuação a Geração Futuro decidiu ampliar sua atuação para as seguintes dimensões: direito à comunicação, desenvolvimento de tecnologias de educomunicação para educação integral, promoção do controle social, atendimento às famílias, promoção de atividades esportivas e recreativas, fomento de atividades para envelhecimento ativo da população idosa.

Essas dimensões assumidas pela organização permitiram que Geração Futuro desenvolver diversos projetos de formação, realização de seminários, festivais de arte-cultura, trabalho sobre sexualidade e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis atendimento direto à população idosa para envelhecimento ativo.

Ao logo de sua existência a Geração Futuro já atendeu diretamente aproximadamente 5.000 mil pessoas e indiretamente aproximadamente 12.500 pessoas. O público que concluiu o processo formativo com a Geração Futuro tem se destacado como lideranças comunitárias, profissionais de excelência no campo da educação integral, da produção artística e cultural, bem como na promoção do envelhecimento ativo, sendo multiplicadores de saberes nos diversos espaços de atuação: escola, universidade, família, igreja, conselhos e no território. 

Missão: Desenvolver ações que fomentem o desenvolvimento local através da arte para a educação, influenciando as políticas públicas na perspectiva da transformação social.




Equipe Geração Futuro

Diretora Geral
Maria Suely

Diretora Técnica
Adriana Freitas

Diretor Administrativo Financeiro
Gilmar Dias

Conselho Fiscal
Henrique Lee
Flávia Moreira
Fábio Celerino

Diretor Executivo
 Henrique Lee




Parceiros
Fundação do Patrimônio Artístico Cultural de Pernambuco- FUNDARPE
Serviço de Tecnologia Alternativa - SERTA
Grupo de Informática Comunicação e Ação Local - Giral
COMDICA de Lagoa de Itaenga
COMDICA de Pombos

Nenhum comentário:

Postar um comentário